Programas

Sociais

Ao longo dos anos, a Mutualista Covilhanense tem-se envolvido em muitos projetos de âmbito social, sendo parceira de várias entidades públicas e privadas com o objetivo de ajudar quem mais precisa. Estão atualemnte em execução os projetos Cantina Social, Hortas Sociais, Ajuda Alimentar a Pessoas Necessitadas, Apoio a Idosos Isolados (Teleassistência) e Programa de Emergência Social.

Cantinas Sociais

Hortas Sociais

A Mutualista Covilhanense, habituada a implementar respostas sociais para os mais carenciados, aproveitou os terrenos de uma quinta de que é proprietária nas proximidades do quartel de bombeiros, localizada na Avenida de Santarém, e a título gratuito cedeu parcelas de terra para cultivo de hortaliças e outros frescos.

Algumas famílias carenciadas têm desenvolvido culturas e surgem continuamente novos pedidos para cultivo de terras. A Mutualista encarrega-se de proporcionar as ferramentas e equipamentos necessários para o desenvolvimento destas culturas e suporta as despesas resultantes das manutenções destes equipamentos.

Consciente da pobreza existente, extrema nalguns casos, a Mutualista Covilhanense implementou em 2007 um serviço de ajuda alimentar, disponibilizando gratuitamente uma refeição quente diária a todos os que a solicitassem e cuja necessidade efetiva se comprovasse.

 

Forneceu entre 2007 e 2012 uma média anual de 20 mil refeições gratuitas, sem apoios oficiais. A Segurança Social reconheceu este esforço e a 21 de Maio de 2012 celebrou com a Associação um protocolo de cooperação, no âmbito da Convenção da Rede Solidária de Cantinas Sociais, para o Programa de Emergência Alimentar. O protocolo inicial previu 65 refeições diárias. Atualmente, são 80.

 

Em 2015, a Instituição serviu cerca de 35.000 refeições sociais gratuitas, das quais 28.800 através do protocolo com o Instituto de Segurança Social. O excedente foi financiado por via do acordo que existe com a Câmara Municipal da Covilhã para o Programa de Emergência Social.

Ajuda Alimentar

a Pessoas mais Necessitadas

Em parceria com o Instituto de Segurança Social e através do Fundo Europeu de Ajuda Alimentar a Carenciados (FEAAC), a Mutualista Covilhanense distribui duas vezes por ano bens alimentares aos mais necessitados.

A Mutualista assume-se, assim, como instituição mediadora neste projeto. Em 2015, esta ajuda chegou a uma centena de agregados familiares.

Apoio a Idosos

Isolados

(Teleassistência)

Criado em Fevereiro de 2012, este projeto tem capacidade para abranger 40 pessoas. Como o próprio nome do projeto indica, o objetivo é identificar casos de solidão de idosos, que vivam isolados, e acompanhá-los, bem como ajudá-los a resolver os seus problemas.

Por forma a combater estas situações de isolamento e abandono, a Mutualista implementou um sistema de "Teleassistência no Domicílio" para poder prestar socorro imediato em situações de emergência, agravamento súbito de estado de saúde e outras situações que coloquem em risco a segurança destes idosos.

O serviço está disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Programa de Emergência Social

A Mutualista Covilhanense e a Câmara Municipal da Covilhã são parceiras no combate à fome, à exclusão social e ao isolamento de idosos, através do Programa de Emergência Social, firmado pela primeira vez em 2014.

Em outubro passado, durante as comemorações dos 145 anos de Elevação da Covilhã a Cidade, nos Paços do Concelho, voltou a ser assinado um protocolo entre as partes que assegura a continuidade Programa, o que possibilita à Mutualista continuar a ajudar as famílias mais carenciadas no concelho da Covilhã.

A Associação ajudou diretamente 350 pessoas através do Programa de Emergência Social em 2015.

Para mais informações

275 334 886

 

Rua Capitão João de Almeida, nº 9 - 6200 Covilhã

E-mail: geral@mutualistacovilhanense.pt

(c) - Copyright // Todos os direitos reservados à Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense" - 2016

INSTITUIÇÃO

ASSOCIADOS

Parceiros

Novo Associado

VALÊNCIAS

programas sociais

Farmácia

Notícias

Centro clínico

Media

Estrutura Residencial

Centro de Dia

Apoio Domiciliário

Cantinas Sociais

Hortas Sociais

Ajuda Alimentar a Pessoas Necessitadas

Teleassistência

Programa de Emergência Social

HISTÓRIA

by design

(c) - Copyright // Todos os direitos reservados à Associação de Socorros Mútuos "Mutualista Covilhanense" - 2016

by design